Curso de Formação em Medicina ampliada pela Antroposofia
O Curso de Formação em Medicina Antroposófica, organizado pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica Regional São Paulo (ABMA-SP), é um curso de capacitação pedagógica que almeja trabalhar os conceitos que fundamentam a Medicina ampliada pela antroposofia e que servem de alicerce à sua prática.
O objetivo do curso é familiarizar o profissional de saúde com os conceitos teóricos da Antroposofia, e prover as bases para que ele possa compreender e tratar a doença considerando as suas dimensões corpóreas, anímicas e espirituais.
Na formação para os profissionais médicos uma atenção especial é dada ao estímulo e à prática do caminho de desenvolvimento ético, social e espiritual do profissional. Apresentando a meta constante da Dr. Ita Wegman e de Rudolf Steiner “Renovar a antiga essência dos mistérios e fazê-la fluir para a medicina”; “complementar o que havia na compreensão dos processos da doença e da cura com o que pode fluir de um verdadeiro conhecimento do espírito”; “reconhecendo plenamente os princípios da medicina que trabalha os métodos científicos reconhecidos atualmente, o conteúdo a ser colocado em prática pela Medicina Antroposófica, só deve ser colocado em prática, na arte médica ampliada, por médicos plenamente qualificados no princípios científicos”. GA 27.
O curso visa:
- Introdução à antropologia, fisiologia, patologia, diagnóstico, e terapêutica do ponto de vista da MA.
- Conhecimento e habilidade para estabelecer uma relação médico-paciente baseada na confiança e na autonomia.
- Oportunidades de auto-desenvolvimento e reflexão.
- Aprender a pesquisar a bibliografia sobre a pesquisa médica antroposófica atual.
- Estímulo para o desenvolvimento individual do seu próprio estudo e pesquisa.
Público Alvo
Médicos formados e acadêmicos de medicina (5° e 6° ano)
Objetivos
O objetivo é ampliar o conhecimento do médico de acordo com os fundamentos conceituais da Medicina Antroposófica e prepará-lo para compreender o ser humano e a doença levando em consideração as suas dimensões corpóreas, anímicas e espirituais.
Os alunos serão capacitados a aplicar os conceitos de fisiologia e fisiopatologia, a fazer o diagnóstico, e a indicar o tratamento baseando-se no método proposto pela Antroposofia aplicada ao conhecimento médico científico atual.
Especial importância é dada ao estímulo e à prática do desenvolvimento social, ético e espiritual do profissional, aumentando a sua capacidade de empatia, fortalecendo a relação médico- paciente e a criação de comunidade.
Metodologia
O curso é dividido em 16 módulos de final de semana e quatro módulos intensivos totalizando 1331 horas aula *, incluindo atividades teóricas, práticas, de estudo independente, e de atendimento médico com supervisão.
Essa carga horária é dividida do seguinte modo:
- 565 horas de ensino presencial
- 250 horas de estudo independente
- 266 horas de prática com tutoria
- 150 horas para a elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC)
- 100 horas para a elaboração de três estudos de caso.
*Obs: 1 hora aula/atividade didática = 45 minutos.
Durante o curso, o aluno deverá trabalhar com um portfólio onde são registradas todas as atividades desenvolvidas.
Aulas teóricas presenciais: Cada módulo é coordenado pelo docente responsável pela parte teórica. Durante os encontros e no período entre módulos serão desenvolvidas atividades complementares visando a participação ativa dos alunos.
Essas atividades incluem:
- Apresentação de processos farmacêuticos usados na farmácia antroposófica: o tema poderá ser ministrado por um profissional da área de farmácia, química e/ou médico. Serão apresentados os processos farmacêuticos e realizadas experiências químicas com as substâncias mais importantes do nosso repertório terapêutico;
- Estudo fenomenológico de plantas medicinais;
- Terapias Antroposóficas: os alunos são apresentados a massagem rítmica, musicoterapia, terapia artística e euritmia terapêutica. Serão discutidos indicações, aplicabilidades e resultados;
- Atividade Artística: os alunos terão a oportunidade de experimentar atividades artísticas como parte do seu processo de aprendizado;
- Euritmia: os alunos participarão de atividade teórico-prática com a intenção de se familiarizar com tal terapia e com as suas indicações terapêuticas;
- Casos clínicos: Discussão de casos clínicos complementar as aulas teóricas, bem como em oficinas e mentoria;
- Participação em grupos de estudo;
- Estágios práticos com supervisão na Casa Rudolf Steiner.
- Tutoria para a realização dos projetos de Trabalho de Conclusão de Curso e o preparo para os relatos de caso.
Esse curso cumpre os requisitos do Core Curriculum do Goetheanum e é acreditado pela Seção Médica do Goetheanum, Suíça.
Estágios práticos
Atividades programadas
Projeto de trabalho de conclusão de curso (TCC)
Preparo de relato de casos.
ATENÇÃO
A Formação de turma em cada área está sujeita ao número mínimo de alunos.