Caros amigos e colegas,
A Associação Brasileira de Medicina Antroposófica acompanha atentamente e segue as diretrizes do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde sobre o novo coronavírus, responsável pela atual situação de pandemia do COVID – 19 confirmado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020.
Mantemos a recomendação oficial: “Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações,, reduzem o contágio da doença”. Sempre acrescentando que devemos atuar com serenidade
e cautela.
Neste momento nos encontramos na fase de prevenção, atuação coerente para favorecermos a vitalidade e saúde em todos nós, podemos trazer alguns cuidados citados pelo médico pediatra Georg Soldner, vice dirigente da Seção Médica no Goetheanum:
- Cuidar de horas suficientes de sono (no mínimo 6 horas);
- Se possível, renunciar ao consumo de álcool e cigarros;
- Cuidar de manter o corpo aquecido;
- Expor-se à luz solar por volta do meio-dia (para formação de vitamina D);
- Cuidar de uma alimentação saudável.
Em situações de dúvida devemos consultar profissionais da área da saúde em buscas de mais orientações individualizadas.
Mas queremos ressaltar a importância do posicionamento de cada individualidade frente a esta pandemia. O ser humano diferencia-se dos demais reinos da natureza por ter a capacidade de ser responsável perante os seus atos e por ter a capacidade de acalorar animicamente as situações ao seu redor. Embora haja um vírus circulando e o contágio possa acontecer com qualquer um, nunca devemos esquecer que nossa atitude diante do mundo e perante nós mesmos pode despertar em nós uma situação imune menos debilitada e que a compaixão e o amor devem estar presentes nestas horas de angústia e desespero.
Aproveitamos para informar que nossas atividades estarão suspensas por tempo indeterminado a partir do dia 23/03/20.
Abraços calorosos,
ABMA Regional São Paulo