Alice Nobre Martins

Terapeuta artística formada no Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, SP,1987. Especialização em modelagem terapêutica, na Alemanha (Klinik Öschelbronn). Aluna do atelier da pintora e terapeuta Katrin Spring, Basiléia, Suíça. Membro fundadora e ex-presidente da AURORA/ABTAA. Docente nos cursos de formação em Terapia Arística de São Paulo, Florianópolis e Belo Horizonte. Docente nos cursos básicos de Antroposofia em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Aracajú e Chile. Coordenou por sete anos as dinâmicas de grupo através da arte no Curso de Formação de Consultores da Adigo Consultores. Terapeuta Transpessoal pela Dinâmica Energética do Psiquismo – DEP. Atua com a terapia de auto percepção cognitiva e integração emocional – Focar . Consultório no Alto da Boa Vista e Moema.

 

BERNARDO KALIKS LITVAK

Formado como médico em Chile em 1967.  Residência em Neurologia Clínica. Residência em Medicina Antroposófica na Clínica Ita Wegman na Suiça; Filder Klinik e Friedrich Huseman Klinik na Alemanha. Estágios em oncologia clínica: Lukas Clinik – 1970 – Suíça, Clínica Öschelbron – Alemanha. Curso de formação em medicina antroposófica na Lukas Klinik – 1970 – Suíça. Co-fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina antroposófica. Ex-diretor clínico da Clinica Tobias. Atualmente concentrado em intensa participação em cursos para formação em Medicina antroposófica. Consultório de Clínica Geral na Clínica Tobias.

 

Bruno Follador

Geógrafo e foi pesquisador e consultor do laboratório Ludolf-Andreas da fazenda biodinâmica Andreashof, Alemanha. Foi fundador e diretor do programa “Living Soils”, do Nature Institute, E.U.A. O foco de sua pesquisa é a Ciência Goetheana a partir da Antroposofia e seus temas são: a agricultural biodinâmica, cromatografia de Pfeiffer, arte e ciência da compostagem em escala agrícola, o papel da imaginação humana e a percepção da paisagem. Hoje trabalha como pesquisador associado do Nature Institute, com consultoria e cursos na América Latina, Europa e Estados Unidos e como um dos diretores da ABD.

 

Carmem Ligia Cucê Nobre

Graduação em Medicina Faculdade de Medicina de Ribeirão  Preto da Universidade de São Paulo, FMRP -USP; Formação em Medicina  Antroposófica pela Associação Brasileira de Médicos Antroposóficos; aperfeiçoamento em Medicina de Família e Medicina Comunitária pela Prefeitura  Municipal de São Paulo; Especialização em Pediatria pelo Departamento de Clínica  Pediátrica da Fundação Bradesco – Hospital Edmundo Vasconcelos, São Paulo; pós-graduação, nível mestrado, em Educação em Saúde pela Universidade Paulista, UNIP; membro do corpo docente da pós-graduação lato sensu da Universidade de Sorocaba no curso “Antroposofia na Saúde”; consultora em Medicina Escolar na Escola Waldorf São Paulo.

 

Derblai Rogério Sebben

Formado pela Universidade de Santa Catarina em 1984. Residência Médica no Hospital Evangélico de Curitiba em 1987. Estágio na Clínica Tobias à partir de 1991. Médico Antroposófico e Clínico Geral. Médico Escolar. Participante da ABMA -SP em 2011 a 2015. Atualmente participa da secretaria geral da Sociedade Antroposófica no Brasil.

 

Erica de Souza

Médica formada pela Faculdade de Medicina de Santos em1991, com residência médica no Hospital Emilio Ribas, trabalhando há 19 anos com HIV positivos e atendimento ambulatorial de pacientes com Hepatites crônicas. Há 10 anos atuando como médica visitadora em Enfermaria de Clínica Geral. Com formação em medicina ampliada pela Antroposofia – ABMA SP 2010 . Docente pela ABMA-SP e Massagem rítmica. Atuando em consultório particular e no Ambulatório didático da Casa de Rudolf Steiner, em SP.

 

Karina de Senne Badaró Silvério

Formada em Farmácia em 1991, atua como farmacêutica antroposófica desde 1999 no laboratório farmacêutico Weleda.  Especialista em Homeopatia e Oncologia. Com formação em Antroposofia aplicada a saúde – ABMA 2002. Membro da FARMANTROPO . Fundadora da Farmácia Weleda Morumbi em 2005. Atualmente docente no curso de formação em medicina ampliada pela antroposofia da ABMA- SP e farmacêutica responsável da Farmácia Weleda Morumbi.

 

Luciana Antonioli

Médica formada pela Faculdade de Medicina de Sorocaba – PUC/SP, pediatra pelo Departamento de Pediatria da Fundação Ítalo Brasileiro Hospital Humberto I, especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, médica antroposófica pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica em 2002, especialista em Psicologia Junguiana pela FACIS-IBEHE, membro da diretoria da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica Regional São Paulo desde 2009. Docente em Pós Graduação do Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa desde 2008 e docente nos cursos de formação em medicina ampliada pela antroposofia. Atual presidente da ABMA-SP.

 

Márcia Abumansur

Artista plástica (www.abumansur.art.br). Jornalista (PUC/SP, 1983). Terapeuta artística, formada pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos – SP/SP – 1987). Professora – assistente de D. Ada Yens (fundadora da Terapia Artística Antroposófica no Brasil), SP/SP, 1988/92. Aluna da pintora e terapeuta artística Kathrin Spring (Basiléia/Suíça – 1992). Membro fundadora da AURORA- Associação Brasileira de Terapeutas Artísticos Antroposóficos (cargo de presidente – 2000/2004). Terapeuta transpessoal pela Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP. SP, 2000). Confirmação do reconhecimento de profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça, 2007.

Docente de pintura e desenho nos cursos de formação em terapia artística antroposófica em São Paulo (Terarte) e Belo Horizonte, nos cursos de formação em medicina antroposófica em São Paulo, curso básico de antroposofia em Brasília e no curso de extensão em medicina antroposófica em Campinas (medantroposoficacampinas.wordpress.com).

Tem ateliê/consultório em São Paulo e Campinas (SP).

 

Márcia Marques

Formação em Jornalismo na Faculdade de Comunicação de Santos, em 1975. Curso de Massagem Clássica Sueca, no SENAC – Santos, em 1976. Curso de Massagem Integrativa, em São Paulo, 1980. Aplicações Externas, Centro Paulus – São Paulo, em 1983. Curso de Introdução de Massagem Rítmica, em São Paulo, 1985. Curso de Massagem Rítmica – Conclusão, Clínica Tobias, em 1990. A partir de 1991, docente responsável pela Formação em Massagem Rítmica no Brasil. Cursos de Aprofundamento e trabalho como assistente nos Cursos de Formação, na Alemanha, anos 1991/1993/1995/1997 e 2001. Curso de Hidroterapia e Deslizamentos Rítmicos, na Alemanha, em 1991.

 

Marcos Curi de Castro

Formação médica e residência em Pediatria e Neonatologia pela Faculdade de Medicina de Sorocaba – PUC/SP. Estágio em Pediatria pela Université Catholique de Lille – França. Médico neonatologista do Hospital Albert Einstein de1990 a 2000. Médico chefe da UTI neonatal do Hospital Renascença – Grupo Intermédica a partir de 1999. Especialização em Medicina Antroposóficana Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, São Paulo, 2002 (CB 7). Médico responsável pelo ambulatório social e didático da Clínica Tobias no ano de 2009. Médico coordenador do 10º Curso de Formação Médica Antroposófica, 2008. Presidente da ABMA – SP de 2011 a 2015.

 

Maria Cecilia Moraes Antunes

Docente em Pedagogia Curativa, fundadora e Terapeuta do Instituto Ita Wegman de Campinas, formada em Engenharia Química atua também como pesquisadora na área de medicamentos antroposóficos e docente na formação em  medicina ampliada pela antroposofia.

 

Maria Elizabete Canelada

Euritmista formada pela Akademie für Eurytmische Kunst em Dornach, Suíça. Euritmista formada pela Seção Médica do Goetheanum, em Dornach, Suíça. Fisioterapeuta formada pela UniItalo, São Paulo, com especialidade em RPG e Pilates. Terapeuta Biógrafa pelo Núcleo de Formação Biográfica-SP (1993-1996). Fez parte da Diretoria da Sociedade Antroposófica no Brasil (SAB) por 14 anos. Docente nos cursos Básico e de Formação Médica da ABMA.

 

Michael Yaari

Médico com residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – Unifesp-EPM, com especialização em Geriatria e Gerontologia também pela Unifesp-EPM e é formado em Medicina Antroposófica pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica-ABMA em São Paulo-SP. É também Terapeuta Comunitário, formado pelo criador desta modalidade terapêutica, Prof. Dr. Adalberto Barreto. Trabalhou na Associação Comunitária Monte Azul e em consultório particular e é sócio fundador da PróLíbera Consultoria em Saúde.

 

Paulo Tavares

Médico graduado pela UFPb em 1979. Pós-graduação em Filosofia Existencial pela Católica de Brasília em 2000. Presidente da Associação Médica de Medicina Homeopática em 1982, Minas Gerais. Presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica em 2011, Brasília. Presidente da ABMA Regional Centro Oeste. Docente para antroposofia pela ABMA, Coordenador de cursos de formação antroposófica em Brasília e Goiânia. Médico Escolar da Escola Moara em Brasília por quinze anos. Médico assistente da Escola Sandtree em Fortaleza. Presidente do Instituto Tradição para o desenvolvimento humano em 2004, Brasília. Médico com consultório em Brasília e Belo Horizonte há 37 anos. Atuou como Ginecologista e Obstetra até 1988 em B. Horizonte.

 

Simone Ornelas Figueiredo

Formada em psicologia pela Fumec-MG (1987). Terapeuta artística, formada pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, SP, 1989). Terapeuta familiar pelo Instituto de Terapia Familiar – SP (2000). Aconselhamento biográfico formada desde 1998. Membro-fundadora da AURORA/ABTAA. Coordenadora do Ambulatório Didático Social da ABMA, setor de Terapia Artística. Atuando em consultório na Clínica Tobias e Vila Madalena à Rua Hermes fontes, 95.

 

Sonia Annette Lanz Setzer

Formada em medicina pela FMUSP. Especialização em Medicina Antroposófica em Arlesheim, Suíça. Atuação em Clínica Geral de adultos e crianças. Médica escolar da Escola Rudolf Steiner de São Paulo de 1972 a 1999. Presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA) de 1991 a 1999. Coordenadora do Ramo Rudolf Steiner de São Paulo, da Sociedade Antroposófica no Brasil. Atualmente dedica-se à docência (principalmente nas formações médica e pedagógica) e em cursos sobre Parsifal, além de fazer traduções de obras antroposóficas. Autora do livro Parsifal, um precursor do ser humano moderno.