Bernardo Kaliks Litvak

Formado como médico em Chile em 1967.  Residência em Neurologia Clínica. Residência em Medicina Antroposófica na Clínica Ita Wegman na Suiça; Filder Klinik e Friedrich Huseman Klinik na Alemanha. Estágios em oncologia clínica: Lukas Clinik – 1970 – Suíça, Clínica Öschelbron – Alemanha. Curso de formação em medicina antroposófica na Lukas Klinik – 1970 – Suíça. Co-fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina antroposófica. Ex-diretor clínico da Clinica Tobias. Atualmente concentrado em intensa participação em cursos para formação em Medicina antroposófica. Consultório de Clínica Geral na Clínica Tobias.

 

Candida Amélia Costa Martins

Formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1992. Residência Médica em Pediatria na Santa Casa de São Paulo em 1994. Especialização em Reumatologia infantil em 1997na Santa Casa de São Paulo. Formação em medicina ampliada pela antroposofia – ABMA SP 2010. Atualmente em consultório particular. Colaboradora e tutora no ambulatório didático da Casa de Rudolf Steiner e Prefeitura Municipal de São Paulo desde 2003. Atualmente na supervisão de vigilância epidemiológica.

 

Carmem Ligia Cucê Nobre

Graduação em Medicina Faculdade de Medicina de Ribeirão  Preto da Universidade de São Paulo, FMRP -USP; Formação em Medicina  Antroposófica pela Associação Brasileira de Médicos Antroposóficos; aperfeiçoamento em Medicina de Família e Medicina Comunitária pela Prefeitura  Municipal de São Paulo; Especialização em Pediatria pelo Departamento de Clínica  Pediátrica da Fundação Bradesco – Hospital Edmundo Vasconcelos, São Paulo; pós-graduação, nível mestrado, em Educação em Saúde pela Universidade Paulista, UNIP; membro do corpo docente da pós-graduação lato sensu da Universidade de Sorocaba no curso “Antroposofia na Saúde”; consultora em Medicina Escolar na Escola Waldorf São Paulo.

 

Derblai Rogério Sebben

Formado pela Universidade de Santa Catarina em 1984. Residência Médica no Hospital Evangélico de Curitiba em 1987. Estágio na Clínica Tobias à partir de 1991. Médico Antroposófico e Clínico Geral. Médico Escolar. Participante da ABMA -SP em 2011 a 2015. Atualmente participa da secretaria geral da Sociedade Antroposófica no Brasil.

 

Erica de Souza

Médica formada pela Faculdade de Medicina de Santos em1991, com residência médica no Hospital Emilio Ribas, trabalhando há 19 anos com HIV positivos e atendimento ambulatorial de pacientes com Hepatites crônicas. Há 10 anos atuando como médica visitadora em Enfermaria de Clínica Geral. Com formação em medicina ampliada pela Antroposofia – ABMA SP 2010 . Docente pela ABMA-SP e Massagem rítmica. Atuando em consultório particular e no Ambulatório didático da Casa de Rudolf Steiner, em SP.

 

Marcos Curi de Castro

Formação médica e residência em Pediatria e Neonatologia pela Faculdade de Medicina de Sorocaba – PUC/SP. Estágio em Pediatria pela Université Catholique de Lille – França. Médico neonatologista do Hospital Albert Einstein de1990 a 2000. Médico chefe da UTI neonatal do Hospital Renascença – Grupo Intermédica a partir de 1999. Especialização em Medicina Antroposóficana Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, São Paulo, 2002 (CB 7). Médico responsável pelo ambulatório social e didático da Clínica Tobias no ano de 2009. Médico coordenador do 10º Curso de Formação Médica Antroposófica, 2008. Presidente da ABMA – SP de 2011 a 2015.

 

Michael Yaari

Médico com residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – Unifesp-EPM, com especialização em Geriatria e Gerontologia também pela Unifesp-EPM e é formado em Medicina Antroposófica pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica-ABMA em São Paulo-SP. É também Terapeuta Comunitário, formado pelo criador desta modalidade terapêutica, Prof. Dr. Adalberto Barreto. Trabalhou na Associação Comunitária Monte Azul e em consultório particular e é sócio fundador da PróLíbera Consultoria em Saúde.

 

Nara Ortega

Médica pela faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2002, com residência médica em Oncologia Clínica em 2006 e Especialista em Cuidados Paliativos. Em 2016 formação em Medicina Ampliada pela Antroposofia na ABMA-SP e neste ano em formação de Medicina Escolar e Economia Viva. Atualmente trabalha no Hospital Estadual de Bauru, coordenadora e plantonista do setor de quimioterapia do Hospital Unimed Bauru e atende em consultório particular como clínica médica ampliada pela antroposofia e oncologia clínica. Participa do grupo de estudos em Oncologia coordenado pelo Dr. Bernardo Kaliks e docente no curso da ABMA-SP.

 

Ronaldo Salomão Miguel

Médico graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1995. Título de especialista em pediatria e neonatologia concedido pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Formação em medicina ampliada pela antroposofia – ABMA SP 2007.

 

Sonia Annette Lanz Setzer

Formada em medicina pela FMUSP. Especialização em Medicina Antroposófica em Arlesheim, Suíça. Atuação em Clínica Geral de adultos e crianças. Médica escolar da Escola Rudolf Steiner de São Paulo de 1972 a 1999. Presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA) de 1991 a 1999. Coordenadora do Ramo Rudolf Steiner de São Paulo, da Sociedade Antroposófica no Brasil. Atualmente dedica-se à docência (principalmente nas formações médica e pedagógica) e em cursos sobre Parsifal, além de fazer traduções de obras antroposóficas. Autora do livro Parsifal, um precursor do ser humano moderno.

 

Flávio Milanese

Farmacêutico formado pela USP com cursos, estágios e trabalhos conjuntos em instituições antroposóficas da Europa. Fundador e diretor da Sirimim e da Farmantropo.

 

Maria Cecilia Moraes Antunes

Docente em Pedagogia Curativa, fundadora e Terapeuta do Instituto Ita Wegman de Campinas, formada em Engenharia Química atua também como pesquisadora na área de medicamentos antroposóficos e docente na formação em  medicina ampliada pela antroposofia.

 

Marilda Milanese

Nascida em Vera Cruz – SP, formada em Farmácia e Bioquímica pela FCF-USP. Fez cursos, estágios e trabalhos conjuntos em instituições antroposóficas na Holanda, Alemanha e Suíça. É docente nos cursos de formação em medicina antroposófica, pedagogia Waldorf, biografia humana e terapia artística. Atua desde 1983 na pesquisa, desenvolvimento e formação em Farmácia Antroposófica. É fundadora e presidente da Sirimim Aprimoramento da Arte Farmacêutica e fundadora e diretora da Associação Brasileira de Farmácia Antroposófica.

 

Bruno Follador

Geógrafo e foi pesquisador e consultor do laboratório Ludolf-Andreas da fazenda biodinâmica Andreashof, Alemanha. Foi fundador e diretor do programa “Living Soils”, do Nature Institute, E.U.A. O foco de sua pesquisa é a Ciência Goetheana a partir da Antroposofia e seus temas são: a agricultural biodinâmica, cromatografia de Pfeiffer, arte e ciência da compostagem em escala agrícola, o papel da imaginação humana e a percepção da paisagem. Hoje trabalha como pesquisador associado do Nature Institute, com consultoria e cursos na América Latina, Europa e Estados Unidos e como um dos diretores da ABD.

 

Márcia Abumansur

Artista plástica (www.abumansur.art.br). Jornalista (PUC/SP, 1983). Terapeuta artística, formada pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos – SP/SP – 1987). Professora – assistente de D. Ada Yens (fundadora da Terapia Artística Antroposófica no Brasil), SP/SP, 1988/92. Aluna da pintora e terapeuta artística Kathrin Spring (Basiléia/Suíça – 1992). Membro fundadora da AURORA- Associação Brasileira de Terapeutas Artísticos Antroposóficos (cargo de presidente – 2000/2004). Terapeuta transpessoal pela Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP. SP, 2000). Confirmação do reconhecimento de profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça, 2007.

Docente de pintura e desenho nos cursos de formação em terapia artística antroposófica em São Paulo (Terarte) e Belo Horizonte, nos cursos de formação em medicina antroposófica em São Paulo, curso básico de antroposofia em Brasília e no curso de extensão em medicina antroposófica em Campinas (medantroposoficacampinas.wordpress.com).

Tem ateliê/consultório em São Paulo e Campinas (SP).

 

Márcia Marques

Formação em Jornalismo na Faculdade de Comunicação de Santos, em 1975. Curso de Massagem Clássica Sueca, no SENAC – Santos, em 1976. Curso de Massagem Integrativa, em São Paulo, 1980. Aplicações Externas, Centro Paulus – São Paulo, em 1983. Curso de Introdução de Massagem Rítmica, em São Paulo, 1985. Curso de Massagem Rítmica – Conclusão, Clínica Tobias, em 1990. A partir de 1991, docente responsável pela Formação em Massagem Rítmica no Brasil. Cursos de Aprofundamento e trabalho como assistente nos Cursos de Formação, na Alemanha, anos 1991/1993/1995/1997 e 2001. Curso de Hidroterapia e Deslizamentos Rítmicos, na Alemanha, em 1991.

 

Maria Elizabete Canelada

Euritmista formada pela Akademie für Eurytmische Kunst em Dornach, Suíça. Euritmista formada pela Seção Médica do Goetheanum, em Dornach, Suíça. Fisioterapeuta formada pela UniItalo, São Paulo, com especialidade em RPG e Pilates. Terapeuta Biógrafa pelo Núcleo de Formação Biográfica-SP (1993-1996). Fez parte da Diretoria da Sociedade Antroposófica no Brasil (SAB) por 14 anos. Docente nos cursos Básico e de Formação Médica da ABMA.

 

Patrícia Cabreira

Musicoterapeuta e Educadora Terapêutica – fundamentado pela Antroposofia; Docente nas Formações de Educação Terapêutica (São Paulo/SP e Recife/PE) e Formação de professores da rede estadual de escolas de SP no tema da Inclusão – coordenadas por Lucinda Dias; Experiência nos cargos de Terapeuta  e Coordenação na Instituição de Educação Terapêutica Associação Travessia/SP; Tutoria Musical e Integrativa na Escola Waldorf Artemísia/SP; Docência nas Escolas Waldorf Turmalina/PR, e Livre Manacá/SP; Musicoterapeuta na Casa Rudolf Steiner, na Clínica BMP (Patologia Neuro Muscular) e, em parceria, na Casa 44, em São Paulo. Atendendo públicos diversos (crianças/jovens/adultos – individual e grupo) desenvolvendo práticas da Musicoterapia junto de Terapia Corporal com base nos Ritmos Gregos e Cromoterapia; Desde 2013 ministrando workshops de Musicoterapia em eventos empresariais no Estado de São Paulo.

 

Valeria Tiveron

Formação em nfermagem-FIG/1982. Licenciatura em Enfermagem-PUC/SP/1985. Especialização em Saúde Pública-Fac.São Camilo/1986. Mestrado-Enfermagem na Saúde do Adulto-UNG/2000. Antroposofia para profissionais da area da Saúde-SBMA/2001. Massagem Rítmica-SBMA/2004. Terapias Externas e Deslizamentos Rítmicos-Associação Comunitária Monte Azul/2005. Treinamento em Terapias Externas e Deslizamentos Rítmicos-ITACI/HOSPITAL CHARITÉ/2017. Aplicações Externas e Banho Terapêutico-Casa de João/2018. Experiência Profissional: Secretaria da Saúde do Município de São Paulo/PMSP-1984-2017. Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo/SP-1987-1996. Universidade do Grande ABC/UNIABC-1996-2004. Universidade Anhembi-Morumbi-2004-2007. Enfermeira plantonista-Clínica Tobias-1991. Terapias Externas e Deslizamentos Rítmicos-Associação Comunitária Monte Azul-2005-2009. Universidade de São Paulo/Escola Paulista de Medicina-Núcleo de Medicina Antroposófica/Área de Ginecologia e Obstetrícia/Setor de Doenças Neuromusculares-2013-2015.