Medicina Intera | Dr. Mathias Girke


(Tradução Dr. Bernardo Kaliks) – São Paulo: Editora João de Barro, 2014.

Compreender os fundamentos, aprofundar o conhecimento, usar um tratamento.

A medicina interna do ponto de vista Antroposófico – uma obra standard para a clínica, o trabalho prático e o estudo em sua segunda edição, reelaborada e ampliada.

Mathias Girke ilumina, de forma abrangente, todas as subdisciplinas importantes da medicina interna sob o ponto de vista da compreensão holística do ser humano empregada pela medicina antroposófica. Seja a pneumologia, a gastroenterologia, a oncologia, ou a diabetologia, cada tema é desvendado de maneira sistemática fundamentada na prática clinica. Este texto apresenta o conhecimento antroposófico do ser humano de maneira detalhada, tanto no que diz respeito ao estudo da patologia como o conhecimento dos medicamentos. Por essa razão, ele é muito apropriado para apresentar a medicina antroposófica. O médico já familiarizado com esses conceitos terapêuticos pode complementar seus conhecimentos específicos. Graças a seus detalhados capítulos sobre tratamentos, este trabalho pode ser utilizado tanto para consulta, quanto para um estudo aprofundado. Ao lado das indicações de medicamentos com suas formas de aplicação e dobagens, nele encontram-se presentes pontos de vistas fundamentais sobre a terapia artística, a euritmia curativa e o aconselhamento biográfico. O relato de numerosos casos clínicos ilustra suas aplicações na prática clinica. Mais de 250 figuras representam de forma gráfica relações indispensáveis e oferece uma visão panorâmica resumida. Sua segunda edição foi atualizada e ampliada, incluindo ainda um capítulo sobre o atendimento ao paciente na medicina interna.

Dr. Mathias Girke dirige o departamento de medicina interna do hospital comunitário de Havelhöhe em Berlim, com especial aplicação nas áreas de oncologia e da diabetologia.


Para adquirir o primeiro volume, Medicina Interna do Dr. Mathias Girke, entre em contato com a ABMA-SP.