Para conhecer um pouco mais:

Odontologia Integral Antroposófica | “Odontologia Antroposófica”

A odontologia antroposófica, denominada, para fins de oficialização, de Odontologia Integral Antroposófica (OIA), utiliza abordagem interdisciplinar, interpretação analítica e visão sistêmica embasada nos conceitos antroposóficos, no método fenomenológico de Goethe.

A metodologia científica de Goethe, sob a cosmovisão antroposófica, permite relacionar fenômenos arquetípicos comuns entre a Natureza e o Homem, a partir dos estudos simultâneos da cosmogênese e a embriogênese. A visão integral antroposófica aplicada sobre a Odontologia, a partir dos fenômenos arquetípicos, comuns também à Odontogênese, nos concede uma compreensão sobre as forças que formam simultaneamente o homem e os dentes, e cujos fundamentos dão bases para esta terapêutica de diagnósticos mais específicos e de recursos abrangentes.

Na "Odontologia Integral Antroposófica" cada paciente é um ser que traz um caminho evolutivo, que passa pela formação simultânea de seu pensamento, sentimento e ação que, por sua vez, podem também ser harmonizados sob os cuidados de um cirurgião dentista, que toma o dente como parte integrante de um organismo inteiro e de um sistema maior. A “Odontologia Integral Antroposófica” soma ao academicismo os fundamentos que também servem de base para a Medicina Antroposófica. Entretanto, este trabalho integrado e interdisciplinar dá um passo adiante, ao tomar o dente à imagem do homem. Traçando correlações inéditas, se atinge, através da odontologia, a mais abrangente possibilidade de diagnose humana.

I.D.E.I.A. – Associação de Odontologia Integral Antroposófica

Reconhecida pela Medizinische Sektion am Goetheanum (Dornach-Suíça), desde 2002 como Instituto, atualmente como Associação. A instituição é oficialmente responsável pela capacitação e certificação dos cirurgiõesdentistas, na América Latina, que cumprem a formação completa, dentro da grade curricular avalizada para tal formação. Inclui a ficha protocolar médico-odontológico-escolar para trabalho e pesquisa unificada. A Instituição tutora e avaliza os cirurgiões-dentistas dos cursos de formação em Odontologia Integral Antroposófica, com formações em andamento ministradas em: SP (I.D.E.I.A), em MG na Faculdade Ciências Médicas Suprema – parceria e certificação I.D.E.I.A), em Brasília (I.D.E.I.A. - DF). Os conteúdos da grade curricular, da pesquisa e materiais didáticos são unificados.

A proposta terapêutica preconizada na formação é de base salutogênica, a qual não se limita a “eliminar” os sintomas locais. Nessa linha, o dente é relacionado à imagem integral do homem. Utiliza orientações e medicamentos naturais, ampliando assim a possibilidade de cura ou manutenção da saúde.

(Texto retirado do site http://www.odontologiaantroposofica.com.br )


I.D.E.I.A. – Associação de Odontologia Integral Antroposófica