Vacinação é um tema que frequentemente deixa pais de crianças e jovens inseguros e preocupados. O Calendário Nacional de Imunizações prevê a utilização de um conjunto muito amplo de vacinas, em várias fases da vida, começando já dos primeiros dias de vida de um bebê.

A Associação Brasileira de Medicina Antroposófica – ABMA apoia e recomenda que pais e responsáveis pela educação de crianças e jovens sigam as recomendações do Ministério da Saúde em relação ao calendário vacinal pois considera que esses imunobiológicos são seguros, eficazes e que, acima de tudo, evitam mortes e consequências indesejáveis causadas por doenças preveníveis.

Em resumo, a ABMA considera que os benefícios concretos, tanto individuais quanto coletivos da imunização são muito superiores aos eventuais riscos de sua utilização.

Entretanto, quando se trata de saúde, a Medicina Antroposófica não se limita apenas à prevenção de doenças. Os cuidados para que as crianças cresçam de maneira saudável e se desenvolvam plenamente envolvem medidas como:

  • incentivo ao aleitamento materno e a uma alimentação equilibrada, com alimentos de boa qualidade;
  • respeito aos ritmos do corpo e ao desenvolvimento anímico da criança;
  • oferta de brinquedos e recursos de aprendizagem apropriados para cada fase de vida;
  • organização de um ambiente em casa que seja amoroso, acolhedor, seguro e favoreça a criatividade, a imaginação e o brincar livre;
  • manejo adequado das doenças comuns da infância evitando medicalização excessiva.

Tudo isso está também profundamente ligado a um modelo de educação que compreenda a individualidade de cada criança e apoie o desenvolvimento de suas potencialidades.

A posição completa da ABMA em relação ao Calendário Nacional de Vacinação está publicada no último número da Revista Arte Médica, disponível para assinatura ou aquisição da versão impressa avulsa: http://www.abmanacional.com.br/.

Para saber mais sobre a educação de crianças, recomendamos consulta aos livros da Editora Antroposófica sobre o tema: http://www.antroposofica.com.br/.

Obs.: Texto original da ABMA - Nacional. 12/02/2014.