Caros associados,

Com o intuito de informar a todos os associados da Regional de São Paulo faremos um breve relato da nossa gestão durante este biênio setembro - 2011/ setembro - 2013. Os objetivos principais nesse período seguiram três vertentes:

  1. Curso de formação médica, hoje com 38 alunos e coordenado por Dr. Tiago Rezende e Dra. Candida Martins.
  2. Curso de aprofundamento no formato de educação médica continuada, que acontece uma vez ao mês, com participação, em média, de 40 colegas por módulo, coordenado porDr. Derblai Sebben e Dr. Bernardo Kaliks.
  3. Promover o atendimento popular e estágios para os alunos da formação médica: Casa de Rudolf Steiner, espaço integrativo antroposófico,organizado por Dra. Luciana Antonioli e Eliane Araujo, coordenado pela Dra. Carmem Ligia Cucê Nobre.

Foram realizados outros eventos já relatados anteriormente como o 2º Congresso Paulista, coordenado pelo Dr. José Carlos Neves Machado e Dr. Nilo Gardin, assim como o evento do dia do médico organizado por Dra. Luciana Antonioli e Eliane Araujo atual secretária da regional de São Paulo.

Nos eventos do SUS/PICS a ABMA-SP foi representada por Dr. Michael Yaari.

A ABMA-SP participou de forma ativa na elaboração do processo de aprovação do CBO (código brasileiro de ocupação) da profissão de médico antroposófico em colaboração ao Dr. Paulo Tavares presidente atual da ABMA Nacional. O catalogo do CBO será atualizado em janeiro de 2014.

Tivemos algumas decisões extremamente difíceis como o investimento na Casa de Rudolf Steiner e a mudança administrativa da ABMA-SP para o mesmo endereço, e isso foi necessário para podermos conter nossos custos, contudo temos a certeza de que isso será fundamental para a divulgação e popularização da nossa medicina antroposófica.

Nossa parceria com a Clínica Tobias, apesar da nossa saída administrativa, continua vigorosa, pois os nossos cursos, de formação e de aprofundamento, continuam sendo realizados na clínica e temos o intuito de estreitar ainda mais essa relação.

Nossa diretoria pretende pleitear um segundo mandato para que possamos continuar o trabalho iniciado, e agora o intuito será implementar de vez a Casa de Rudolf Steiner como sendo um grande centro popular didático-pedagógico da medicina antroposófica.

Faremos em 2014, dos dias 21/05 a 25/05 um simpósio em parceria com a ABMA-RJ. O simpósio será realizado em Angra dos Reis e o tema será “Os setes metais como base terapêutica da Medicina Antroposófica”, teremos como palestrante convidado o Dr. Matthias Girke.

Ainda iniciaremos em fevereiro de 2014, um novo curso básico, o XIII, tendo como coordenadores a Dra.CatiaChuba e Dr. Edison Rosa.

Nossa eleição se realizará no sábado, dia 21/09/13 às 11:30 na Clínica Tobias, nossa chapa será composta por:

  • Presidente:Dr.Marcos Curi de Castro
  • Tesoureiro: Dr.Derblai Rogério Sebben
  • Secretária:Dr. Luciana Antonioli
    Conselho Fiscal:
  • Dra.Carmen Ligia Cuce Nobre
  • Dr. Ronaldo Salomão Miguel
  • Dr. Wagner Tatsuya Moriyama
    Suplentes do Conselho Fiscal:
  • Dra. Ana Cristina Napolitano
  • Dra. Candida Amélia Diniz Costa Martins
  • Dr. Tiago Rezende

Queremos agradecer publicamente a força e o trabalho realizado pelo Dr. Michael Yaari nessa gestão, pelo seu esforço na divulgação das PICS e na expansão da medicina antroposófica.

As inscrições para as novas chapas serão aceitas até dia 14/09 e deverão ser apresentadas a secretaria da ABMA-SP, Eliane Araujo.

Gratos pela atenção

Marcos, Luciana, Derblai, Michael e Carmem

São Paulo, 27 de junho de 2013