Prezados associados,

É com grande prazer que a diretoria da ABMA-SP, biênio 2012-2013, apresenta o Relatório do ano de 2012:

DIRETORIA:

  • Presidente: Dr. Marcos Curi de Castro;
  • Tesoureiro: Dr. Michael Yaari
  • Secretário: Dr. Derblai Rogério Sebben

  • Conselho Fiscal:
    Dra. Luciana Antonioli
    Dr. Ronaldo Salomão Miguel
    Dr. Wagner Tatsuya Moriyama

  • Suplentes do Conselho Fiscal:
    Dra. Candida Amélia Diniz Costa Martins
    Dra. Carmen Ligia Cuce Nobre
    Dr. Tiago Rezende

ASSOCIADOS:

Neste ano de 2012, dos 103 sócios da ABMA-SP, 53 permaneceram ativos, seis novos médicos associaram-se à instituição e uma sócia retornou a ABMA-SP.


SEDE:

A sede da ABMA-SP permaneceu na Clínica Tobias, Rua Regina Badra, 577, Alto da Boa Vista, telefone 011 5522-4744. Mantivemos uma funcionária contratada, Eliane Araujo.


ANO DE 2012

Fevereiro de 2012


XII Curso de Antroposofia para Profissionais da Área da Saúde

Coordenação: Dra. Candida Martins e Dr. Tiago Rezende
Mantendo a missão de promover o ensino e a pesquisa, a ABMA-SP, inicia em fevereiro de 2012 o XII Curso de Antroposofia para Profissionais da Área da Saúde, CB 12.
O curso tem início com 61 alunos e chega ao fim do primeiro ano com 56 alunos. Destes alunos 25 são profissionais médicos que darão continuidade com o segundo ano do curso, XII Formação em Medicina Antroposófica, que terá início em fevereiro de 2013.
Local: Clínica Tobias
Apoio: ABMA Nacional e parceria com a Clínica Tobias


Estágios no Ambulatório Médico-Terapêutico da Associação Comunitária Monte Azul

Coordenação: Dr. Michael Yaari
Preceptores: Dr Michael Blaich, Dr Derblai Rogério Sebben e Dr Michael Yaari.
A ABMA firmou parceria estratégica com a Associação Comunitária Monte Azul em seu ambulatório Médico Terapêutico para a realização dos estágios médicos.
Trata-se de local ideal para a formação, uma vez que o aluno toma contato não só com a prática médica antroposófica em si, mas vivencia as terapias complementares antroposóficas. Além disso, o ambulatório da Monte Azul está em área periférica da cidade e lida, em sua maioria, com pessoas das classes sociais C, D e E, atuando na Atenção Primária a Saúde há 33 anos.
Segundo a Seção Médica do Goetheanum, a OMS, a OPAS e o Ministério da Saúde, este é o lugar preferencial para o aprendizado em Medicina Antroposófica. Isso porque a formação se desenvolve dentro de um caráter mais ligado às questões mais urgentes dos complexos processos de saúde e doença, constituindo uma formação mais integral e humana.
Durante o ano de 2012 tivemos 17 estagiários médicos e 1 odontóloga estagiando uma vez por semana, em período de 4 horas. Uma parte do estágio se baseou em participação das consultas e realização da discussão de cada caso e em outra etapa se desenvolveu os estagiários atendendo e o preceptor discutindo os casos após cada consulta.
As avaliações dos estagiários foram até agora muito positivas e isso nos move com muita felicidade para em 2013 melhorarmos cada vez mais.


Março de 2012


Encontros de Educação Continuada em Medicina Antroposófica

Coordenação: Dr. Bernardo Kaliks, Dr. Derblai Sebben e Dr. Marcos Curi.
A ABMA-SP, seguindo a programação da Comissão de Ensino da ABMA Nacional, inicia em março de 2012 os Encontros de Educação Continuada em Medicina Antroposófica, para o aprofundamento na prática da Medicina Antroposófica, cuja meta mais importante é estimular a formação permanente dos colegas médicos que estão vinculados com a medicina ampliada. Durante este primeiro ano os temas dos encontros foram elaborados com base no livro Elementos Fundamentais para uma Ampliação da Arte de Curar de Rudolf. Steiner e Ita Wegman:
1º Encontro – Tema: Infecção - 51 participantes
2º Encontro – Tema: Sangue e Nervo - 38 participantes
3º Encontro – Tema: Doenças Crônicas e Degenerativas - 39 participantes
3º (continuação) - 30 participantes
4º Encontro – Tema: O Organismo Calórico - 38 participantes
5º Encontro – Tema: Histeria e Neurastenia - 26 participantes
6º Encontro – Tema: Época de Micael - 40 participantes
7º Encontro – Tema: Os Sete Processos Planetários - 30 participantes

Local: Clínica Tobias
Apoio: ABMA Nacional e em parceria com a Clínica Tobias


Setembro de 2012


Congresso Médico-Pedagógico com o Dr. Armin Husemann

Organização: Dra. Rita Rahme e Dra. Sheila Grande
Realização: ABMA Nacional e ABMA-SP
Apoio: Weleda do Brasil, Federação das Escolas Waldorf do Brasil, Associação Beneficente Tobias, Clínica Tobias e Sociedade Antroposófica no Brasil.
Aconteceu na primeira semana de setembro, entre os dias 06 a 09 de setembro, o Congresso Médico Pedagógico, com o tema “O Movimento do Sangue e do Coração”. O tema central do encontro abordou que a fisiologia atual confirma o que disse Rudolf Steiner: O coração não é a causa, mas sim a consequência do movimento sanguíneo. Isso possibilita a compreensão da função do coração como órgão de percepção no sentir humano e na formação do carma. Com isso tocamos o mistério do coração etérico – a transformação na puberdade. Estiveram presentes mais de 200 congressistas entre médicos, educadores e profissionais da área da saúde do nordeste, sudeste e sul do Brasil e também congressistas de outros países como a Argentina, esgotando as vagas disponíveis para o evento.
O congresso contou todas as manhãs com as apresentações de eurritmia e a apresentação da Orquestra do Limiar com a regência do Dr. Samir Rahme.

Inscritos: 207
Local: Centro Cultural Rudolf Steiner


Criação do Site da ABMA - SP

Coordenação: Dra. Luciana Antonioli
O site foi elaborado para facilitar a divulgação de congressos, palestras, encontros de educação continuada, notícias de interesse dos associados e da população do Estado de São Paulo e também para facilitar o processo de inscrição nos nossos eventos que, a partir de agora serão efetuadas através do site. No site está disponível  "O Guia Médico" visando facilitar o acesso da sociedade aos médicos com formação em Medicina Antroposófica. As informações profissionais e cadastrais básicas disponibilizadas são autorizadas para divulgação pelo médico e reúnem seu nome, número da inscrição no Conselho Regional de Medicina de São Paulo, especialidade (desde que registrada no Conselho Regional de Medicina), endereço e telefone comercial (ou do consultório), além de fax e e-mail.
Para a ABMA-SP o acesso do público a esses dados tem o principal objetivo de promover e viabilizar a comunicação entre médicos e pacientes, contribuindo para o fortalecimento desta relação com base na confiabilidade das informações.
As informações de endereço para contato somente serão disponibilizadas para os médicos que autorizarem esta divulgação e para os médicos associados a nossa instituição (ABMA). 
Para encaminhar os seus dados ao site, entre na página "Contato", e após "Associe-se", preencha e envie. Esperamos que esta nova ferramenta facilite a comunicação entre a nossa instituição e vocês associados.


Outubro de 2012


II Congresso Paulista de Medicina Antroposófica

Organização: Dr. José Carlos Neves Machado e Dr. Nilo Gardin.
Na expectativa de contribuir com o movimento da Medicina Antroposófica paulista o Dr. José Carlos Neves Machado e Dr. Nilo Gardin, em novembro de 2010 coordenaram o I Congresso Paulista de Medicina Antroposófica e, tendo alcançados os objetivos iniciais repetiram a parceria neste ano de 2012. A novidade este ano foram os Simpósios oferecidos pelos patrocinadores, o Simpósio Weleda e o Simpósio Helixor, ajudando a promover e divulgar a Medicina Antroposófica no Estado de São Paulo.
Apoio: Laboratório Weleda, Laboratório Helixor e ABMA-SP.
Colaboração: LUAAMA, Liga dos Usuários e Amigos da Arte Médica Ampliada, e do laboratório Heel do Brasil.
Inscritos: 51 congressistas.
Local: Espaço Cultural Rudolf Steiner.


Palestra e coquetel em comemoração ao “Dia do Médico”

No dia 18 de outubro a ABMA-SP organizou a palestra: “A Fraternidade Médica” com o Dr. Bernardo Kaliks. A palestra foi seguida de confraternização com coquetel, oferecida aos colegas médicos da ABMA-SP, elaborado pelo Buffet do “Centro Paulus” e contou com a presença do organizador do coquetel,  Marco Túlio de Freitas Amaral. Estiveram presentes 42 associados.


Dezembro de 2012


Encontro do Círculo de Rafael – 02/Dezembro

Coordenação: Dr. Bernardo Kaliks, Dra. Regina Cançado e Dra. Sheila Grande.
Destinado aos médicos integrantes das classes e estiveram presentes 21 participantes no encontro.
Local: Clínica Tobias
Apoio: ABMA-SP


PROGRAMAÇÃO PARA 2013

Encontros de Educação Continuada

A programação para o ano de 2013 já está sendo elaborada com a coordenação (Dr. Bernardo Kaliks, Dr. Derblai Sebben, Dr. Marcos Curi e Dr. Michael Yaari) teremos, em cada encontro, quatro grandes temas que serão desenvolvidos durante todo o ano de 2013:

  • Atualização em Medicina Antroposófica;
  • Estudo do livro Elementos Fundamentais para uma Ampliação da Arte de Curar. Rudolf Steiner e Ita Wegman;
  •  Conteúdo Esotérico;
  • Estudo de casos clínicos e tratamentos.

As datas serão divulgadas em breve no site da ABMA-SP


XII Curso de Formação em Medicina Antroposófica, FM12.

A programação com datas e temas já se encontram no site da ABMA-SP


MELHORIAS

  • Colocação de Ar-Condicionado na sala de aula da Clínica Tobias

PROJETOS FUTUROS

  • Abertura do novo Ambulatório Didático e Social da ABMA-SP, na região da Vila Madalena/Pinheiros.
  • Publicação do livro Medicina Interna – Matthias Girke (em andamento)
    Tradução: Dr. Bernardo Kaliks.
    Revisão: Dra. Rita Rahme.
    Coordenação: Mariangela Motta.
    Realização: ABMA Nacional.
    Apoio: ABMA-SP.

A ABMA-SP agradece a todos os colaboradores do ano de 2012 que possibilitaram as realizações aqui apresentadas e convida a todos a participarem no ano de 2013.


Diretoria ABMA-SP
2012 -2013