E eu espero que nós agora
possamos nos encontrar
num trabalho comum,
todos nós,
para nos estimularmos reciprocamente
e para buscarmos atingir aquilo
que Rudolf Steiner esperava
de nós médicos.
                                 (Ita Wegman, 28/12/1927)

Caros colegas,

Nesses tempos difíceis, onde o materialismo e a tecnologia vigoram, ser médico é um desafio. Percebemos como o médico está sobrecarregado pelas tarefas; como os pacientes estão sofrendo e como as doenças se impõem. O médico e a própria medicina precisam ser apoiados. Por isso queremos criar um espaço para o encontro médico.

Essas questões nos acompanharão durante nossos encontros:

  • Qual a tarefa do médico nessa época?
  • Qual o papel da medicina antroposófica nesses tempos conturbados?
  • Como nos apoiarmos para podermos atuar, no sentido de uma medicina antroposófica, conforme proposto por Rudolf Steiner e Ita Wegman ?

Nesse ano de 2018, 6º ano de nossa educação continuada, teremos por base o estudo do curso para jovens médicos, Curso de Natal (em português publicado como considerações meditativas).

O que é o esotérico na medicina? Como o trabalho do médico tem como requisito o reconhecimento do mundo espiritual. De onde provém as forças de cura?

Teremos mais espaço para troca de experiências e principalmente para compartilharmos nossas dúvidas e dificuldades, isso através de apresentação de casos clínicos ou discussão de um tema proposto.

Como sempre iremos estudar um processo natural que pode ser usado como medicação.

Confiram as datas para o primeiro semestre;  e também a programação do primeiro encontro. Os encontros serão mensais, sábados de manhã e no primeiro semestre acontecerão na sede da Sociedade Antroposófica no Brasil (SAB).

Para os sócios adimplentes  esses encontros são gratuitos.

Contamos com a presença de vocês!

São Paulo, 22 de janeiro de 2018.

Coordenação da Educação Médica Continuada da ABMA-SP.


Mais informações na Sede da ABMA-SP, T. 11 5522-4744 ou contato@abmasp.com.br.